HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

O que é o Nível Sigma e como faço para calculá-lo?

Blog

O que é o Nível Sigma e como faço para calculá-lo?

A popularização de treinamentos e formação de consultores na metodologia Lean Seis Sigma fez com que esse termo se difundisse e fosse adotado por muitas indústrias, que passaram a buscar o chamado “Nível Seis Sigma” ou Processos Seis Sigma através do indicador Nível Sigma.

Neste artigo vamos falar sobre o que é e como calcular o Nível Sigma. Boa leitura!

O que é o Nível Sigma?

O sigma nada mais é do que o desvio de curto prazo do processo, aquele mesmo que usamos no cálculo do Cp e Cpk. Ele é a medida estatística de variação dos pontos dentro de um subgrupo (amostragem).

O cálculo do sigma estimado é baseado nos valores do gráfico de dispersão do gráfico de controle. Ele pode ser baseado na amplitude móvel, amplitude ou desvio padrão entre os itens de uma mesma amostra.

O Nível Sigma é baseado na “quantidade de sigmas” que podem ser encaixados entre a média do processo e seu limite de especificação mais próximo. O processo abaixo é um processo de Nível Sigma igual a 6:

nível sigma

Como calcular o Nível Sigma?

1-Colete amostras do seu processo

Se você ainda não faz CEP em tempo real no chão de fábrica e deseja estimar o Nível Sigma do seu processo, sugerimos que você colete dados do seu processo pontualmente para fazer esse cálculo. Não esqueça de seguir as boas práticas de amostragem e subgrupo racional, como nos ensina o Terceiro Fundamento de Shewhart.

2-Estime o ppm/DPMO do seu processo

O segundo passo para calcular o Nível Sigma é calcular a média e o desvio padrão do processo (para variáveis)  ou o Número de Defeitos por um Milhão de Oportunidades-DPMO para atributos, que irá expressar o número de itens fora de especificação em um milhão de itens produzidos.

A forma como você faz essa estimativa irá mudar bastante de acordo com o tipo de característica que você consegue medir no seu processo:

a)Característica do tipo Variável

São características que podemos medir e expressar seu valor através de um número contínuo, como o diâmetro de um furo ou o peso de um pacote de biscoitos.

Para variáveis, iremos:

  • Calcular a média do processo
  • Calcular o sigma (desvio padrão de curto prazo)

 

Esses cálculo podem ser feitos através de um software estatístico para CEP no chão de fábrica, como o InfinityQS. Muitas pessoas utilizam tabelas para estimar o Nível Sigma, o que não é necessário. No caso de características variáveis, o valor do Nível Sigma nada mais é do que o valor do Cpk multiplicado por 3. Ou seja:

nivel sigma

b)Característica do tipo Defeituoso

São características atributivas, quando examinamos o produto e o classificamos em Bom/Ruim ou Aceitável/Não Aceitável, por exemplo.

Neste caso, o cálculo de ppm é feito da seguinte forma:

  • Contar o número de defeitos encontrados
  • Contar o número de peças avaliadas
  • Calcular o ppm

c)Característica do tipo Defeito

Também são medidas de atributos, como quando inspecionamos um produto, por exemplo uma peça usinada e apontamos os seus defeitos (riscos, rebarbas, amassados, etc). A diferença entre defeitos e defeituosos é que você pode encontrar múltiplos defeitos em uma única peça.

Para calcular o DPMO de defeitos, você deve:

  • Encontrar o número de defeitos encontrados durante a coleta de dados;
  • Levantar o número de oportunidade de defeitos;
  • Com esses dados mais o número de peças inspecionadas, é possível calcular o DPMO:

nível sigma

3-Converta o ppm/DPMO em Nível Sigma

Esse passo pode ser calculado, mas o mais comum é que se use referências como a tabela abaixo para fazer essa estimativa:

nivel sigma

Minha empresa precisa ser Seis Sigma?

De forma análoga ao que já discutimos no artigo Que valores meta de Cp e Cpk eu devo usar?, esse valor depende muito do setor da indústria em que sua organização está inserida. Ele também depende do quão crítica a característica que está sendo medida é para o produto final. Você não precisa ter o mesmo Nível Sigma de um componente para avião se você produz peças ou produtos que não precisam de toda essa segurança, certo?

Ter um Processo Seis Sigma é de fato uma meta extremamente difícil de se alcançar. Nem todas as empresas precisam e conseguem de fato atingir esse nível de qualidade tão alto.

nivel sigma

Nível Sigma na palma da mão

Ao trabalhar com o software InfinityQS para coleta de dados e aplicação do Controle Estatístico de Processos no chão de fábrica, sua empresa pode ter – entre muitos outros benefícios – o acesso a dashboards com o cálculo do Nível Sigma feito de maneira automática para todas as características e itens que você desejar monitorar:

nivel sigma

 

E na sua empresa? O nível de qualidade é monitorado através do Nível Sigma ou de outro indicador de qualidade? Conte para a gente nos comentários sobre a sua experiência!

3 comments on “O que é o Nível Sigma e como faço para calculá-lo?

  1. Igor Carvalho , on Mar 21, 2023 at 18:08 Responder

    Poderia passar a referência científica que você citou o cálculo do nível sigma por característica do tipo variável? (Nível sigma = 3 * Cpk)
    Obrigado!

  2. SAMUEL SOUZA DE FARIAS , on Jun 15, 2018 at 08:57 Responder

    Acorda profissional da qualidade! Ser seis sigma, não é poder é querer!

    1. Maria Julia Silva Morossini , on Jun 18, 2018 at 11:22 Responder

      Exato Samuel.
      A melhoria de processo está alinhada com a identificação de problemas e tomadas de ações em pontos críticos de perdas.
      Melhorar o sigma do processo significa diminuir a variação do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *