HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Você sabe o que é um Processo 6 Sigma?

Blog

Você sabe o que é um Processo 6 Sigma?

A metodologia 6 sigma (6σ) surgiu com o objetivo de melhorar qualidade e produtividade na indústria. E fazendo parte deste método, o processo 6σ tem como objetivo maximizar o desempenho do processo e reduzir o número de produtos defeituosos.

Processos que possuem valores altos de σ significam que possuem maior dispersão do que processos que possuem menores valores de σ. Assim, quanto menor o σ, menor a variação do processo. Então, quão pequeno deve ser esse σ? Porque um processo 6σ é tão esperado dentro da indústria? Qual o significado de um Processo 6 Sigma?

 

Processo 6 sigma

Quando nos referimos a um processo 6 sigma, estamos relacionando a variação do processo com a variação da especificação do produto. Um processo 6 sigma admite uma variação de até 6 desvios padrão em relação à média antes de alcançar os limites de especificação definidos pelo cliente.

 

processos_sigmas_histograma

 

Na imagem acima, podemos verificar que quanto maior a quantidade de σ alocado dentro da faixa de especificação, menor a variação do processo. Quando falamos que um processo é 6σ, estamos nos referindo à performance dele, ou seja, quanto a variação do processo representa dentro do intervalo dos limites de especificações.

 

processo_seis_sigma_histograma

 

Um processo 6σ, imagem acima, é aquele onde o Cpk = 2, se você não lembra como o Cpk e outros índices de capacidade e performance são calculados, leia o post Capacidade e Performance: entenda os índices Cp, Cpk, Pp E Ppk. Neste caso, além dos 6σ esperados pela variação do processo, existem mais 6σ (em relação a menor distância entre a média do processo e um dos limites de especificação) que separam a variação do processo até os limites de especificações da peça.

 


 

Ao trabalhar com valores altos de índices de capacidade, por exemplo Cpk = 2, mesmo quando ocorrem variações no processo devido à causas especiais não significa dizer que o  processo estará entregando produtos fora da especificação, pois ainda existe uma margem de 6σ até atingir os valores de especificação. Quanto maior esta margem entre a variação do processo e os limites de especificações maior a classificação na escala σ o seu processo terá e menor será a variação dele.

 

processo_tres_sigma_histograma

 

um processo 3σ, imagem acima, é aquele onde o Cpk = 1, ou seja, a faixa de variação do processo é a mesma faixa de variação da especificação. Neste caso, os 3σ entre alvo da especificação e LSE mais os 3σ entre alvo da especificação e LIE são exatamente a variação esperada do processo. Desta maneira, a variação do processo coincide com a variação da especificação, quando o processo está centralizado, não sobrando uma margem de segurança para se trabalhar quando causas especiais atuarem no processo.

 

conversao_ppm_sigma_cpk

Analisando a tabela** acima, conversão entre Cpk/Sigma/%Dentro da Especificação/PPM, vemos que quanto maior o σ menor será a taxa de rejeição das peças produzidas. Um processo 6 sigma possui uma taxa de rejeição 287 vezes menor que um processo 5σ.

Com um processo 6σ, mantemos uma menor variação do processo resultando em um aumento da produtividade e melhorando a qualidade dos produtos entregues.

 

Calculando o Sigma (σ)

Também conhecido como desvio padrão de curto prazo, a estatística correta para os cálculos dos limites de controle, é a medida estatística de variação de dados dentro de uma amostragem (subgrupo). O cálculo do σ (Sigma Estimado) varia de acordo com o tamanho do subgrupo, a tabela abaixo mostra como calcular esta medida de dispersão:

tabela_calculo_sigma_subgrupo

 

CEP e o Processo 6σ

O Controle Estatístico de Processo (CEP) é uma metodologia de melhoria contínua que tem como objetivo monitorar o comportamento do processo e minimizar sua variabilidade, identificando o momento certo de ajustar o processo. Com o auxílio de regras estatísticas, os dados do próprio processo são utilizados para predizer o comportamento esperado do processo no futuro.

A metodologia 6σ trabalha com um conjunto de ferramentas em busca de eficiência de processos e melhoria da qualidade. Desta maneira, o CEP é uma ferramenta que pertence à metodologia 6σ, fazendo parte do plano de controle para melhorar eficiência e qualidade de produção. O sucesso da aplicação do CEP na organização é fundamental para ir de encontro com um processo 6 sigma.

 

E você, conhece a variação do seu processo? Sabe em qual faixa de sigma ele trabalha? Compartilhe suas experiências em nossos comentários.

 

(*)As constantes d2 e c4 podem ser consultadas na tabela de constantes para Gráficos de Controle.

(**)Cálculos considerando a média do processo centralizada com a média do alvo da especificação, ou seja, Cp = Cpk.

 

4 comments on “Você sabe o que é um Processo 6 Sigma?

  1. Patricia Alva Sevilla , on Sep 9, 2021 at 14:07 Responder

    Una pregunta, puedo obtener un cpk menor a 1 y nivel z mayor a 1, es normal? ya que el cpk me indica que mi proceso no es capaz si obtengo un valor menor a 1; pero mi z sale mayor a 1

    1. Ariana Larissa Aviz , on Nov 11, 2021 at 14:56 Responder

      Hola Patricia, ¿cómo estás?

      El CP es el índice de la capabilidad. Compara la capabilidad del proceso con la variación máxima permitida y el Cpk tiene en cuenta la centralización del proceso y la capabilidad.

      Creo que cuando usted dice “nivel Z” se refiere a una estimación de la capacidad sigma. Por lo tanto, se considera que puede utilizar los valores Z Bench en lugar de los índices de capacidad Cp para describir la capacidad sigma de un proceso con datos de medición.

      En este artículo encontrarás información sobre el Z Bench.

      https://support.minitab.com/pt-br/minitab/18/help-and-how-to/quality-and-process-improvement/capability-analysis/supporting-topics/capability-metrics/z-bench-as-an-estimate-of-sigma-capability/#what-is-z-bench

  2. Karolina Madella , on Apr 6, 2018 at 14:50 Responder

    ¡Gracias Veronica por la participación! Es siempre importante tener en cuenta el significado de estas metodologías de proceso.

  3. VERONICA MARIA MATAMOROS CASTILLO , on Apr 5, 2018 at 17:46 Responder

    Es una metodología de mejora de procesos elaborada en Motorola por el ingeniero Bill Smith en la década de los 80, esta metodología está centrada en la reducción de la variabilidad, consiguiendo reducir o eliminar los fallos en la entrega de productos o servicios al cliente, con el fin de obtener la mayor satisfacción al interesado .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *