HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Rastreabilidade no chão de fábrica – Por que fazer?

Blog

Rastreabilidade no chão de fábrica – Por que fazer?

A implantação de sistemas de identificação e rastreabilidade no chão de fábrica é exigida em alguns setores, como é o caso de indústrias de alimentos, farmacêuticas e aeroespacial. Ela também é um dos requisitos da ISO 9001 que certifica Sistemas de Gestão da Qualidade.

Mais do que atender às normas, a rastreabilidade no chão de fábrica pode garantir a segurança de seus produtos, qualidade de seus processo, o controle de insumos e se transformar em uma vantagem competitiva para a sua indústria.

Nesse post, vamos falar sobre sistemas de rastreabilidade e porque você deve implementá-lo na sua empresa. Vamos lá?

 

O que é Rastreabilidade?

Quando uma indústria implementa rastreabilidade no chão de fábrica, esta é capaz de identificar materiais como matérias primas, insumos e componentes de seus produtos finais em todas as etapas do processo produtivo.

Nesses sistemas, informações como lotes, datas de validade (quando aplicável), números seriais, modelos e outros códigos são usados de forma a auxiliar na identificação e rastreio desses produtos.

Independente da complexidade do sistema produtivo, um sistema de rastreabilidade no chão de fábrica irá garantir o controle total das informações e fluxos de materiais. Ela é fundamental para que a empresa possa trabalhar com planos de segurança do produto, gestão da qualidade e produção enxuta.

A rastreabilidade dá suporte para que a indústria possa controlar de forma eficiente seus recursos, seus processos e responsabilidades ao longo da cadeia produtiva. Isso garante que o produto entregue aos seus clientes esteja adequado e o deixe satisfeito. Quando ocorre alguma falha ao longo do processo, a rastreabilidade ajuda a identificar causas e casos semelhantes, orientando a tomada de ação.

rastreabilidade no chão de fábrica

Por que implementar rastreabilidade no chão de fábrica?

A rastreabilidade é um requisito legal em alguns tipos de indústria. Além disso, na obtenção da ISO 9001, a identificação e rastreabilidade do produto é um dos requisitos dessa norma. A ISO diz que os produtos devem ser identificados em todas as etapas de produção, transporte e distribuição. Em alguns casos, essa etapa é considerada como “Não Aplicável”.

Implementar a rastreabilidade no chão de fábrica pode ir muito além do simples cumprimento de requisitos para normas. Ela pode ser uma aliada na construção do valor da sua marca e satisfação dos seus clientes, trazendo os seguintes benefícios:

1-Identificação de causa raiz

A rastreabilidade no chão de fábrica pode fornecer as informações necessárias para a análise de problemas. Digamos que você possui um problema de qualidade recorrente em seu produto. A rastreabilidade dos lotes de produto acabado com este problema pode te levar a um fornecedor de matéria prima específico, diagnosticando a origem do problema.

2-Otimização do controle de estoque

Ao consultar o sistema, é possível saber quais matérias primas foram consumidas. Isso ajuda o setor de compras a direcionar seus pedidos de insumos.

3-Agilidade em recalls

Suponhamos que aconteceu um problema sério com um componente de um automóvel. A ocorrência foi descoberta apenas depois de esta parte ter sido utilizada na fabricação do automóvel, que já foi enviado para as concessionárias e já está sendo vendido. E agora?

Neste cenário, um sistema de rastreabilidade no chão de fábrica dá o suporte para a identificação dos números de chassis que devem passar por recall.

4-Eficiência de processos

A capacidade de identificar e rastrear componentes de um produto torna os processos produtivos mais eficientes e reduz custos.

5-Confiança do cliente

Um sistema de rastreabilidade no chão de fábrica faz com que sua empresa seja capaz de identificar com agilidade, clareza e segurança o caminho que o produto fez nas linhas de produção até se tornar um produto acabado. Também é possível identificar os componentes e matérias primas que fizeram parte de um lote no caso de qualquer tipo de ocorrência.

Isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança com o seus clientes. E quem não quer isso, não é mesmo?

6-Proteção da marca

A confiança com os clientes promove a proteção da sua marca. Isso faz com que o nome desta ganhe peso, tornando-se reconhecidamente uma marca de confiança por seus clientes e pelo mercado.

7-Acesso facilitado à mercados externos

Para comercializar produtos com o mercado externo é comum que fabricantes tenham que comprovar uma série de requisitos relacionados à segurança do produto. A identificação de itens e a rastreabilidade no chão de fábrica é um deles.

Assim, trabalhar adequadamente com a rastreabilidade pode facilitar o acesso da sua empresa à mercados externos.

8-Vantagem competitiva frente à concorrência

Além de proteger a sua marca e garantir a confiança do seu cliente, ela também pode ser uma vantagem competitiva. Trabalhar com a rastreabilidade no chão de fábrica pode ser o diferencial da sua empresa em relação aos seus concorrentes.

 

Cases de Sucesso

A HarboR é uma empresa de engenharia que desenvolve e integra sistemas industriais para o chão de fábrica. Ao longo de mais de 22 anos de experiência, a HarboR já entregou diversos tipos de soluções para rastreabilidade no chão de fábrica.

Entre esses sistemas, destacamos tanto soluções customizadas, desenvolvidas especificamente para o cenário do cliente, como também soluções desenvolvidas a partir de produtos como o InfinityQS.

Conheça mais sobre alguns de nossos cases de sucesso:

 

InfinityQS – Exal Brasil

Fornecedor do mercado de produtos para cuidados pessoais e higiene, a Exal Brasil utiliza o InfinityQS para, entre outras aplicações, fazer seus registros de rastreabilidade de lotes no chão de fábrica. O fácil acesso para a rastreabilidade de lotes é um recurso chave para a eficiência operacional da empresa. Saiba mais sobre o case de sucesso InfinityQS – Exal Brasil.

 

InfinityQS – Graham Packaging

A Graham Packaging tem o sistema InfinityQS como software corporativo de qualidade, utilizado em todas as plantas da empresa. A planta de Poços de Caldas-MG, objeto de estudo desse case, fornece embalagens para a indústria de alimentos. Por esse motivo, a rastreabilidade de matérias primas e seus componentes é extremamente importante. Leia mais no case de sucesso InfinityQS – Graham Packaging.

 

Sistema Customizado de Identificação e Rastreabilidade – Fabricante de motores

A HarboR desenvolveu um sistema customizado de rastreabilidade para um fabricante de motores. Nesse cliente, o principal problema era a montagem incorreta de motores (bloco + tampa). Frequentemente, os operadores se confundiam e montavam um motor usando, por exemplo, um bloco de motor a gasolina com uma tampa de GNV.

Com o sistema de identificação esses erros foram erradicados, garantindo um maior controle operacional na linha de montagem. Saiba mais sobre esse projeto aqui!

 

Sistema Customizado de Identificação de Materiais – Fabricante de Compressores

A HarboR desenvolveu um sistema customizado de rastreabilidade de produto no chão de fábrica para um fabricante de compressores. Este sistema gera etiquetas com números de série únicos para diferentes produtos e componentes em toda a sua fábrica. Informações como data de fabricação, turno e linha de fabricação do item estão disponíveis nessas etiquetas.

O sistema desenvolvido permite a criação de padrões de etiquetas customizáveis para incluir diferentes símbolos necessários. A solução foi integrada com outros sistemas já existentes, centralizando as informações de todos os produtos.

Os ganhos operacionais e a facilidade em identificar qualquer material que passa pela produção foram os grandes benefícios desse sistema, hoje vital para o funcionamento da produção deste cliente. Saiba mais sobre esta solução desenvolvida pela HarboR!

 

Sistema Customizado de Rastreabilidade – Fabricante de Compressores

Integrado ao sistema anterior, a HarboR desenvolveu um sistema de rastreabilidade completo para os compressores fabricados por esse cliente. A empresa tinha dificuldades em saber em quais linhas haviam passado um determinado número serial de produto acabado. Em casos mais raros, quando havia a necessidade de reter produtos já produzidos, tinha problemas em localizar esses números de séries.

Com a solução desenvolvida e implementada, hoje é possível saber exatamente em que fábricas foram manufaturados cada componente de um produto final. Pode-se rastrear qualquer compressor fabricado em qualquer uma das quatro plantas da empresa. O sistema trouxe uma série de benefícios como o aumento do nível de qualidade do produto, confiabilidade e segurança no processo produtivo. Conheça mais sobre esse sistema de rastreabilidade!

 

Na sua empresa já é feita a identificação e rastreabilidade no chão de fábrica? Conte para a gente nos comentários sobre a sua experiência!

Se você tem interesse em implementar um sistema de rastreabilidade, entre em contato com a HarboR! Temos expertise para desenvolver e implementar um sistema perfeitamente adequado às suas necessidades!

Graduada em Engenharia Química pela UFSC .

Atua como especialista de Aplicação na HarboR desde 2013 e é Green Belt Lean Seis Sigma certificada.

Possui experiência na implementação do software InfinityQS -solução para Controle de Qualidade e CEP – em diferentes áreas da indústria.

Confira perfil completo no LinkedIn

Você também pode gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cancelar