HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Já tenho um ERP, por que preciso de um MES (controle de produção)?

Blog

Já tenho um ERP, por que preciso de um MES (controle de produção)?

Um software ERP (Enterprise Resource Planning) é projetado para atender e integrar quase todas as áreas funcionais de uma empresa. Normalmente são organizados em módulos, e os mais destacados são financeiro, contábil, vendas, estoques e recursos humanos. O ERP é focado em números consolidados, resultados mensais, de muitos departamentos. Ter um ERP é um sinal de maturidade gerencial da empresa – a integração de dados permite “enxergar” o impacto de cada área no resultado da empresa, e ter dados disponíveis para medir desempenho e usá-los para direcionar esforços de melhoria é muito importante. É uma ferramenta essencial para a gestão de resultados do negócio como um todo.

Já o MES (Manufacturing Execution System) é muito mais especializado, olhando exclusivamente para a produção. Sua função é coletar, tratar e disponibilizar dados de manufatura. É a ferramenta apropriada para ajudar o gestor da produção a buscar competitividade para sua operação fabril

Alguns softwares ERP têm um módulo de Manufatura disponível. A dúvida que muitas vezes encontramos é: se meu ERP já tem um módulo de Manufatura, por que eu preciso de um MES?

Diferenças entre o ERP e o MES

O ERP não é feito para coletar dados diretamente das máquinas. As informações de produção são normalmente fornecidas manualmente, e via de regra têm um atraso de algumas horas. Se você está diretamente envolvido na produção, sabe que algumas horas de máquina parada parece uma eternidade. E mais: as metas que circulam no ERP são mensais; as metas na fábrica são para cada turno ou hora de produção. Vemos que os sistemas tratam de intervalos de tempo distintos, e há ainda outras diferenças:

Característica ERP MES
Período de análise Ano, Mês, Semana Dia, Turno,
Hora, Minuto
KPIs mais importantes Faturamento, Custos, Lucro OEE, Produção,
Qualidade
Áreas cobertas Financeiro, Vendas, Compras,
RH, Manufatura
Manufatura

Um ERP bem implantado e utilizado é um sistema sólido e importante. Se fôssemos compará-lo a um relógio, poderíamos dizer que é como o “Big Ben“(*) – famoso por sua precisão, fornece informação para muita gente, é uma referência inegável. Apesar disso tudo, não é apropriado para medir coisas muito rápidas. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, não passou pela cabeça de ninguém medir o tempo que o Usain Bolt demorou para correr os 100 m rasos usando o Big Ben. Seguindo nessa comparação, o MES é um cronômetro mais barato e mais apropriado para medir as coisas que acontecem na fábrica, num ritmo muito mais acelerado. Ter o Big Ben não elimina a necessidade do cronômetro, pois prestam-se a fins diferentes.

Mas o ERP que uso tem o Módulo de Manufatura…

O Módulo de Manufatura do ERP preocupa-se muito com a geração de ordens de produção, com os custos de fabricação, roteiros de produção e consumo de matéria-prima de maneira automática. Só que supervisores de produção, técnicos de qualidade e mesmo o diretor industrial precisam de informações mais ágeis, especializadas, que o ERP não consegue prover, sobre a execução da produção. Saber imediatamente que uma máquina parou, uma ordem atrasou ou um problema de qualidade aconteceu faz a diferença entre agir rapidamente e corrigir o problema ou deixá-lo ocorrendo por um período muito maior, aumentando suas consequências negativas. Visibilidade (ter onde ver o que acontece na fábrica) e agilidade (ver isso no ritmo da manufatura) são características que diferenciam o ERP e o MES. Com o ERP você vai descobrir amanhã, ou só no final do mês, que a produção foi baixa. O MES te mostra isso na hora.

Sua empresa já tem um MES? Ou ainda tenta cronometrar o Bolt com o Big Ben?

Conheça o livemes, uma solução MES eficiente, de implantação rápida e toda na nuvem.

(*) O Big Ben é na verdade o maior sino da torre do relógio do Parlamento inglês, mas o nome é também associado à torre e ao relógio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *