HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

5 casos de sucesso com coleta de dados industrial automática

Blog

5 casos de sucesso com coleta de dados industrial automática

Já mostramos aqui algumas vantagens imperdíveis de automatizar a coleta de dados e para deixar estas vantagens de coleta de dados industrial ainda mais palpável para a nossa realidade, hoje nós vamos trazer 5 casos de sucesso de automatização de coletas no chão de fábrica. Automatizar registros realizados em papel para sistemas centralizados e integrar diferentes sistemas para otimizar operações, pode ser mais simples e acessível do que parece e é um dos itens mais importantes que levam um projeto ao sucesso. Com o investimento certo na automatização de coleta de dados industrial você obterá resultados incríveis de melhoria de qualidade e produção.

Os casos de sucesso que serão apresentados aqui são reais, de empresas que acompanhei os benefícios alcançados com a automatização da coleta de dados industrial. É importante ressaltar que com a automatização das coletas, não somente os dados ficam mais acessíveis, organizados e confiáveis como também é possível obter informação que permite uma tomada de ação mais eficiente e baseada em fatos, assim sua produção começa a ser “guiada pela informação” e não mais por achismos.

 

Caso 1: Empresa de Fundição – Foco na Performance de Produção

fundicao

Uma empresa de fundição integrou os resultados obtidos por um espectrômetro, instrumento que coleta informações de composição química de uma amostra, com o seu sistema de qualidade. Assim, no instante em que uma amostra chega no laboratório e é analisada no instrumento, os resultados da análise são automaticamente salvas em uma base de dados centralizada que verifica as especificações de cada composição. Desta maneira, a produção – que está em outra área longe do laboratório – consegue visualizar os resultados das análises realizadas no laboratório e segue com a liberação do lote de produção da liga se os componentes estão dentro do especificado.

Por ser uma produção muito dinâmica, cada segundo de espera dos resultados das análises é um tempo de produção que não pode ser recuperado. Esta automatização diminui a perda de performance da produção, pois o resultado da análise realizada no laboratório chega em tempo real – imediatamente assim que finalizadas, sem intermediários – para a produção seguir com o  processo; e garante a integridade dos dados, pois os ensaios realizados no instrumento são automaticamente importados para um sistema centralizado.

 

Caso 2: Empresa de Alimentos – Monitoramento de Pontos Crísticos de Controle (PCCs)

pasteurizacao

Uma empresa de alimentos de processamento de frutas optou por automatizar o monitoramento dos PCCs da sua produção. Com a automatização da coleta de dados industrial dos parâmetros de processo, através de comunicação com o supervisório, é possível monitorar em tempo real se os equipamentos estão dentro da faixa ótima para uma produção segura do alimento. Através de controle de temperaturas, fluxos e velocidades, é possível identificar se um pasteurizador atingiu a temperatura que foi setada e se o produto permaneceu o tempo mínimo para garantir a segurança do alimento. Com este monitoramento é possível identificar possíveis falhas de processo e atuar rapidamente na produção para evitar perdas e garantir a qualidade do produto.

Esta empresa de alimentos também automatizou seus registros de checklist. Com tantos registros de limpeza e verificações que devem ser realizadas em uma indústria de alimentos, esta empresa configurou no seu sistema de qualidade um gerenciador de coletas que dispara uma tela de aviso no momento correto que o operador deve realizar o checklist. Além de avisar que a coleta deve ser realizada, os dados do registro são inseridos em um software que facilita a entrada dos dados e análise dos resultados. Melhoria que diminui o uso de papel na empresa, possibilita uma rápida rastreabilidade de informação e permite uma coleta de dados mais confiável e segura.

 

Caso 3: Empresa Farmacêutica – Rastreabilidade de Informação

rastreabilidade

Na área farmacêutica temos um caso de integração de informações do sistema de Enterprise Resource Planning (ERP) com o sistema de controle de qualidade para manter o registro de rastreabilidade do produto. Esta integração com coletas de dados industrial permite que no momento em que um lote é aberto no ERP este mesmo lote é também automaticamente criado e aberto no sistema de controle de qualidade. Da mesma maneira, quando um lote é fechado no ERP ele também é fechado no sistema de qualidade. Este fluxo de informação entre sistemas otimiza o tempo dos operadores que necessitam realizar coletas, pois o lote do dia já está disponível no sistema de qualidade, e também possibilita uma maior integridade dos dados e rastreabilidade de informação.

 

Caso 4: Empresa de Embalagens – Certificado de Qualidade

certificado de qualidade

Na produção de embalagens a automatização da coleta de dados industrial foi configurada para coletar dados automaticamente de instrumentos que realizam análises dimensionais (altura, largura, espessura, etc) e análises químicas (metal exposto) de diferentes embalagens. Para realizar uma análise, as latas são posicionadas no equipamento e as informações das medições são salvas em um arquivo gerado pelo próprio equipamento. Com a integração entre sistemas, estes arquivos são automaticamente consumidos e os dados disponibilizados em um sistema de qualidade e Controle Estatístico de Processo (CEP) para análise de dados. Na sequência, os dados que são críticos para o cliente são automaticamente compilados e estruturados em um certificado de qualidade que atende às normas exigidas pelo cliente, certificado automático que é entregue ao cliente junto com o lote. O cliente sabe desta automação e isso aumentou a confiabilidade de que as informações que estão ali são corretas.

O operador necessita apenas utilizar o equipamento para realizar a análise no produto, e então automaticamente estes dados ficam disponíveis em gráficos de controle e relatórios gerenciais para a análise de dados. Ao final do lote a geração do certificado de qualidade é feita com poucos cliques, basta informar qual lote você deseja avaliar que os dados de qualidade e especificações do produto são preenchidos no certificado. Automatizações que evitam erros operacionais, garantem a integridade dos dados e aumentam o nível de confiabilidade do cliente no produto entregue.

 

Caso 5: Empresa Madeireira – Envio de E-mail e Alertas em Tempo Real

coleta de dados industrial

Para a produção de placas de MDF e aglomerado é muito importante acompanhar os parâmetros de prensagem do colchão de fibras para garantir um produto de qualidade e dentro dos padrões especificados. Com o objetivo de monitorar em tempo real os parâmetros de processo de sua produção, a empresa optou pela coleta automática de diferentes parâmetros  disponibilizados nos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), de diferentes fabricantes, ao longo da sua linha para o seu sistema de Controle Estatístico de Processo (CEP).

Com os dados disponíveis no seu sistema de CEP o cliente consegue tomar ações no processo no momento certo e com conhecimento do que deve ser ajustado. Alarmes são gerados e e-mails são disparados, no momento que o parâmetro viola alguma especificação, para que os responsáveis tenham conhecimento da violação e possam atuar no problema. Um exemplo desta automação foram os sensores de temperatura instalados nas prensas de revestimento para o controle da temperatura máxima de revestimento. Quando a temperatura de revestimento é ultrapassada, alarmes são gerados e a operação no chão de fábrica troca a matéria prima para outra de maior climatização. Esta tomada de ação rápida previne riscos de defeitos no produto final.

 

Automatize a sua coleta de dados industrial!

Com estes exemplos práticos, você ficou convencido que a automatização de dados traz inúmeras vantagens para o seu processo produtivo? Não perca a oportunidade de implementar estas melhorias na sua linha de produção. A HarboR é especializada na implantação de sistemas de automatização de coleta de dados industrial. Como também atua em projetos de integrações entre sistemas, para que você tenha seus dados disponível em tempo real e em uma base centralizada. Conheça mais casos de sucesso em que a HarboR participou!

 

One comment on “5 casos de sucesso com coleta de dados industrial automática

  1. magno , on Oct 9, 2020 at 08:05 Responder

    tenho interesse de trazer para a empresa na qual trabalho. estou tocando um projeto onde necessito de iniciar o desenvolvimento onde preciso de um suporte tecnico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *