HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Automatizar a coleta de dados: 4 vantagens imperdíveis!

Blog

Automatizar a coleta de dados: 4 vantagens imperdíveis!

Você sabe, de fato, quais são as vantagens em automatizar a coleta de dados?

Estamos na era da informação e vivemos cercados por meios que distribuem notícias e fazem a informação chegar até você. A facilidade em acessar estas informações traz muitas vantagens em relação ao conhecimento adquirido. Quem não gosta de poder acessar notícias do mundo, amigos e familiares quando e onde estiver? Se você pensou nas informações que estão acessíveis através de mídias sociais e canais de notícia, significa que você já utiliza a informação automatizada na sua vida.

Na indústria estas informações são os dados coletados no chão de fábrica, que são a base para a obtenção de conhecimento que irá guiar tomadas de ações eficientes, reduzir custos, melhorar produção e qualidade de produto. Manter a informação industrial no papel impresso pode apresentar falhas e dificultar o seu acesso  enquanto que disponibilizar esta informação automaticamente capilariza o conhecimento.

Para saber quais as vantagens em automatizar a coleta de dados, listamos 4 pontos que você precisa conhecer para dar ainda mais importância para a automatização de dados:

automatizar a coleta de dados

1. Aumentar produtividade e reduzir perdas

Dados automatizados ficam facilmente disponíveis para a análise da sua produção. Uma das principais vantagens em automatizar a coleta de dados é tomar ações rapidamente e corrigir e/ou melhorar processos no momento certo.

A automatização também permite:

  • comparar diferentes processos;
  • produtos e características;
  • identificar melhorias na produtividade;
  • identificar perdas de produção;
  • controlar a qualidade de produção.

Com a informação disponível é muito mais simples gerar conhecimento para aumentar produtividade e reduzir perdas. Esta automatização permite a integração com sistemas que buscam a melhoria contínua em produtividade, qualidade e disponibilidade como sistemas de MES e Controle de Qualidade. Estes sistemas processam os dados disponibilizados na fábrica para retornar ao usuário informações ricas e de fácil compreensão que permitam ganhar em produtividade e qualidade e tomar ações eficazes.

 

2. Credibilidade da informação

Precisamos tomar cuidado com as “fake news“, seja ela informação do dia a dia ou informação industrial, ou seja, tomar cuidado com as informações que estão disponíveis porém não são verdadeiras.

Quando automatizamos os dados dentro da indústria, os dados coletados e, consequentemente as informações baseadas neles, são mais confiáveis e precisas.

Foi golpe ou foi impeachment? Você já deve ter questionado este tema nestes últimos anos, e talvez até mudado de ideia a medida que novas informações chegaram até você. A informação que chega para quem irá tomar decisões é muito importante, ela é quem define o caminho a seguir para a solução do problema. Por isso é essencial saber a fonte da informação, saber quando a informação foi disponibilizada, saber o veículo da informação e qual a intenção que ele possui. Depois que a ação foi tomada, baseada em dados verdadeiros ou falsos, é muito difícil desfazer  o que já foi feito.

Quando falamos de dados automatizados no chão de fábrica, você ganha:

  • Precisão de registros

Dados coletados automaticamente através de instrumentos, cálculos automáticos e parâmetros coletados automaticamente do chão de fábrica vão garantir dados mais precisos, pois estão menos sujeitos ao erro humano. Com isso você evita erros de digitação, mantém a frequência de coleta dos dados, possui rastreabilidade de horário e fonte da informação.

  • Confiabilidade

Quando o veículo da informação é preciso, você confia totalmente nos seus dados e fica livre para tomar decisões baseadas em informações reais, que representam fielmente o seu processo produtivo.

Seja a estrela do seu time, não deixe passar “fake news” na sua tomada de decisões, quanto mais dados automatizados, mais informação coerente você terá.

 

3. Centralização da informação

Dados automatizados são passíveis de serem centralizados, e esta centralização da informação pode gerar conhecimento mais rico do que quando os dados são avaliados individualmente.

Como exemplo de um sistema integrador de dados temos o InfinityQS DMS, que permite coletar dados de diferentes fontes como banco de dados, CLPs, instrumentos, arquivos, etc. Esses dados são centralizados em uma base de dados única, facilitando a análise de dados através de gráficos e relatórios que tem como finalidade gerar conhecimento, através do sistema InfinityQS SPC MI.

Já mostramos aqui no blog como processos podem ser otimizados com a conexão entre diferentes fontes de dados e como nossos clientes conseguiram melhorar a prevenção de defeitos, reduzir perdas em processos e melhorar eficiência de máquinas e processos, apenas com a automatização e centralização da informação.

A automatização dos dados é o pontapé inicial para participar da quarta revolução industrial, pois com ela você consegue disponibilizar a informação e permitir a visibilidade do seu processo. Já vimos aqui como a Indústria 4.0 pode te ajudar na prática a obter ganhos no processo produtivo.

De acordo com índice de maturidade da indústria 4.0, estabelecido pela Alcatech, Academia Nacional de Ciência e Engenharia, a visibilidade é o primeiro estágio de maturidade para a indústria 4.0. Ou seja, primeiramente os dados são automatizados e posteriormente com a centralização desta informação os dados devem ficar disponíveis para consulta e obtenção de conhecimento.

 

Industry 40 - Maturity Index

4. Transparência e organização de informação

Com a conectividade, centralização e visibilidade da informação já estamos na primeira etapa de transição para a Indústria 4.0.  Um passo adiante é a transparência da informação. Ao automatizar a coleta de dados e disponibilizar a informação você tem disponível uma gama de dados que vão te ajudar a entender o seu processo e tomar ações baseadas em informações reais e confiáveis.

Hoje temos a necessidade de notícias em tempo real para acompanhar e compreender o que acontece diariamente, desta mesma maneira precisamos desta informação líquida dentro da indústria para compreender o dia a dia de produção. Desejamos uma informação que atinja todos os pontos no momento certo. A automatização dos dados permite esta permeabilidade da informação em todas as camadas da empresa, desde o operador que utiliza os dados para ajustar um processo, passando por um gerente que analisa as informações para identificar perdas e melhorias, chegando até o cargo mais alto da empresa que pode avaliar a produção para saber o nível de saúde da sua empresa.

As vantagens em automatizar a coleta de dados quanto à transparência e organização permite:

  • Fácil acesso a informação: com a informação disponível em um banco de dados você consegue acessar facilmente as informações desejadas. Não é mais necessário procurar formulários de papel para encontrar a informação requisitada, saiba mais sobre os perigos em utilizar formulários em papel.
  • Dados em tempo real: informação on-line permite a rápida tomada de decisão e identificação de desvios dentro da produção.
  • Gestão à vista: é mais fácil a configuração de gráficos, relatórios, dashboards e indicadores dos dados de produção que precisam estar visíveis.

 

Invista em automatizar a coleta de dados!

Não perca tempo em automatizar seus dados, além dessas vantagens em automatizar a coleta de dados, não esqueça: informação é tempo e tempo é dinheiro!

A HarboR apresenta diferentes soluções que podem te auxiliar na automatização de dados, desde automatização de dados de controle de qualidade, controle de processo, rastreabilidade até soluções personalizadas para necessidades específicas dos clientes. Entre em contato conosco para saber mais!

E você, quais dados já automatizou dentro da dua empresa? Quais dados gostaria de automatizar? Conte nos comentários sobre o nível de maturidade da sua empresa em automatização dos dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *