100% das não conformidades identificadas

Referência mundial em soluções de superfícies decorativas, a Impress Decor produz papéis impregnados, papéis decorativos, finish foils, tintas e lacas para indústrias de painéis de madeira, móveis e pisos. Com faturamento anual de € 239 milhões, a Impress Decor conta com mais de 800 funcionários dedicados a prover o que há de melhor no segmento de design e tecnologia. A companhia conta com sete unidades de produção espalhadas pelo mundo, além da matriz e de quatro escritórios de vendas e serviços.

Desafio

A Impress Decor Brasil buscava por uma solução de gestão da qualidade onde a informação estivesse centralizada e fosse de fácil acesso para todos os envolvidos. Em plena expansão de sua capacidade produtiva, a empresa tinha como seus  principais desafios relacionar parâmetros de máquina com a qualidade do produto final e quantificar de forma eficiente os tempos de parada de máquina.

Solução

A companhia optou pelo InfinityQS, software  para manufatura inteligente e controle de qualidade, que conta com uma poderosa ferramenta de CEP. O sistema é fornecido com exclusividade no Brasil e na América do Sul pela HarboR Informática Industrial. A Impress Decor contou com a consultoria da HarboR para implantar o InfinityQS de acordo com suas necessidades específicas: gerenciando coletas através do Dynamic Scheduler e coletando parâmetros de máquina automaticamente através dos serviços DMS-DCS. Contou com os treinamentos fornecidos pela HarboR para garantir que a equipe envolvida tivesse conhecimento da metodologia CEP e dos recursos e possibilidades de configurações do software InfinityQS.

“Iniciamos o projeto piloto em uma de nossas linhas de fabricação e em apenas dois meses ele foi consolidado. Conseguimos extender às outras quatro linhas em nossa fábrica do Brasil e em quatro meses a implantação também já estava concluída. Os benefícios foram imediatos: logo percebemos uma maior organização, centralização e clareza em nossos dados, tanto de processo quanto de produto, obtendo ações mais seguras e assertivas. A adaptação de nossos colaboradores foi rápida devido a interface do sistema ser didática. O fato do InfinityQS registrar o nome do colaborador que realizou o registro foi motivacional, pois ele se sente responsável pelo trabalho que faz”

-Gabriela Castro Souza, Engenheira de Processos

Resultados

Através da coleta automática de parâmetros e dados, o InfinityQS ajudou a Impress Decor Brasil a conhecer melhor o comportamento de seus processos.
Paradas de máquinas são automaticamente identificadas e o tempo de produção só volta a ser contabilizado quando o operador justifica a parada. Essa arquitetura auxiliou a empresa a quantificar seus tempos de parada, bem como as suas causas, identificando seus principais gargalos para poder agir prioritariamente nestes.
A melhoria na eficiência operacional é facilmente percebida pelos responsáveis, o tempo gasto na busca e análise de informações que antes poderia custar dois dias de trabalho, hoje é feita em quinze minutos através do InfinityQS.
Utilizando o software em toda a extensão da empresa, a Impress Decor está sempre em busca de novas possibilidades de aplicação do InfinityQS, utilizando-o como seu principal aliado na melhoria contínua de processos.

  • Resultados percebidos desde o primeiro mês de uso
  • Identificação de causas que auxiliaram na redução de 28% do tempo de color match (ajuste de cor)
  • Identificação de gargalos: redução de 17% de perdas por quebras por emenda em apenas 15 dias
  • Identificação imediata de 100% de não conformidades, reportadas por e-mail para os responsáveis
  • Melhoria na interpretação de resultados, garantindo agilidade na tomada de ações, reduzindo defeitos
  • Agilidade na organização e rastreio de informações

Veja outros cases de sucesso da HarboR

Aumento de Desempenho na Altenburg

Automatização do controle de qualidade

Redução de Refugos com uso do MES

Aumento de Performance com CEP