HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

HarboR no primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII

Blog

HarboR no primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII

Logo ABII

Entre os dias 06 e 07 de abril ocorreu no SENAI de Santo André o Primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII. A ABII é uma associação sem fins lucrativos que agrega organizações que trabalham em conjunto para acelerar o crescimento da Internet Industrial. O seu objetivo é formar uma comunidade para a inovação avançada, o compartilhamento das melhores práticas e a solução de desafios envolvendo a interoperabilidade, segurança e inovação. Vamos estudar e sugerir como trabalhar com IIoT, ou Industrial Internet of Things – os objetos com uso industrial e capazes de conexão.

Durante o encontro a Diretoria da ABII apresentou aos membros sua Visão e Missão, Código de Conduta e  os Objetivos Gerais da Associação. Baseada principalmente em trabalho voluntário de seus membros, a ABII pretende ser a referência sobre Internet Industrial para o país. Não terá caráter normativo nem regulador, apenas será um ponto de convergência e troca de informações que permitam o crescimento rápido do setor, viabilizando a adoção das inovações no Brasil, para que todo o país possa colher seus benefícios.

Além dos Associados, nesse primeiro encontro tivemos a participação de convidados, entre empresas e entidades governamentais, que puderam compartilhar ideias sobre o estado da Internet Industrial no Brasil. A ABII não restringe-se à aplicação de IIoT à Manufatura, mas este foi o viés mais discutido no evento, especialmente sua relação com a Manufatura Avançada ou Indústria 4.0.

Participantes ABII

Participantes do Primeiro Encontro Nacional da Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII

Foram criados também os três primeiros Grupos de Trabalho (GT), que serão a parte mais importante da ABII. Eles têm a função de discutir e sugerir os melhores caminhos de cada uma dessas áreas: Tecnologia, Desenvolvimento de Negócios e Marketing. Eu participo do GT de Desenvolvimento de Negócios, e nossos primeiros objetivos são organizar e executar uma pesquisa sobre o estado atual da Internet Industrial no país, e discutir os modelos de negócio que cobrem toda a cadeia de valor de IIoT.

O próximo Encontro Nacional ocorre em junho. Até lá temos a meta de dobrar o número de associados. Se você tiver interesse, veja mais informações aqui. Eu recomendo a todas as empresas, sejam fornecedoras ou consumidoras de IIoT, que associem-se e ajudem a definir e impulsionar o seu uso no Brasil. Não podemos ficar para trás sob pena de perder (mais) competitividade frente o restante do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *