HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Sustentabilidade na Indústria 4.0

Blog

Sustentabilidade na Indústria 4.0

Este mês tivemos a honra de sermos convidados a participar do evento “Propósito Sustentável”, a HarboR foi representada pelo nosso COO Túlio Duarte, que falou sobre a Sustentabilidade na Indústria 4.0. Túlio ressaltou que:

“Há 2 pilares que fundamentam a indústria 4.0 que ainda são pouco discutidos, mas estão na base de sustentação do conceito: a orientação ao serviço e a sustentabilidade.

Estes 2 itens, apesar de serem  estarem no âmago da indústria 4.0 ainda não entraram na pauta de discussão, pois o mercado ainda está tentando entender os conceitos e, principalmente, as tecnologias e soluções da indústria 4.0. Assuntos como os “robôs”, têm direcionado muito a atenção de todos. Conforme os conceitos da indústrias 4.0 ficarem mais claros e disseminados, haverá espaço para entender que na base está a “orientação ao serviço” e a “sustentabilidade”. Sobre a segunda, para quem adotar os conceitos da indústria 4.0 também adotará inerentemente a sustentabilidade em âmbito econômico, social e ambiental.

Sustentabilidade

No primeiro âmbito, econômico, um dos principais benefícios da indústria 4.0 é fazer mais e com maior qualidade. Neste aspecto entra a melhor utilização de recursos produtivos (máquinas, matéria prima, tempo, etc.), por isso se destaca  neste âmbito soluções de tecnologia alinhadas aos conceitos de indústria 4.0 de Manutenção Preditiva, MES, Rastreabilidade de ativos, Manufatura Aditiva.

Além disso, no âmbito social haverá uma transformação não apenas do trabalho mas da vida das pessoas, permitindo uma maior qualidade e expectativa de vida através de produtos inteligentes (que oferecem serviços) e também dos empregos, principalmente os que exigem esforço físico, poderão ser realizados, por exemplo, em cooperação com os robôs colaborativos.

Já no âmbito ambiental, a melhor utilização de recursos, o compartilhamento dos mesmos, o melhor uso da informação, bem como a diminuição do conceito de obsolência programada ajudará neste aspecto.  Por exemplo, a Mercedes-Benz já aposta no Big Data para diminuir o tempo de testes em bancada de seus carros, diminuindo a emissão dióxido de carbono.

Mercedes-Benz

Por fim, novos modelos de negócio surgirão atrelando serviços aos já existentes produtos e fará cada vez menos sentido para um indústria, que oferecerá mais serviços, fazer o consumidor se livrar do produto, que no futuro será mais parecido com uma “plataforma de serviços”, sob o risco de na troca da “plataforma” o consumidor parar de consumir os serviços.”

A HarboR já está alinhada à estes conceitos e a solução de MES da HarboR, o LiveMES, foi desenhada e concebida dentro do conceitos de Indústria 4.0, entre em contato para conhecer melhor.

O evento foi produzido pela EBIO, braço da empresa ERZINGER, que trabalha com um novo conceito para o tratamento de  efluentes, o tratamento descentralizado aliado à eficiência energética e qualidade no tratamento.

One comment on “Sustentabilidade na Indústria 4.0

  1. […] COO Túlio Duarte participou do evento Propósito Sustentável onde afirma que “há 2 pilares que fundamentam a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *