HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Já estou pronto para investir em indústria 4.0?

Blog

Já estou pronto para investir em indústria 4.0?

Não resta dúvidas da importância em se atualizar e melhorar a produtividade, porém a sua empresa já está pronta para investir em indústria 4.0?

A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0 , está cada vez mais em evidência e a sua relevância em um ambiente industrial competitivo já é algo inquestionável.

Enquanto as 3 primeiras revoluções industriais contribuíram desde a máquina a vapor, passando pela produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, instrumentação e automação. A quarta revolução industrial está relacionada a integração de sistemas ciber-físicos, big data, IoT, Inteligência Artificial. Em resumo, a transformação de sistemas automáticos em sistemas autônomos.

Aqui no blog fizemos um post super legal que exemplifica como a indústria 4.0 pode ajudar .

Ponto de partida

Agora que já sabemos aonde queremos chegar, precisamos definir de onde partir para investir em indústria 4.0. Para isso vamos rapidamente definir os estágios evolutivos da indústria para deixar claro em que pé estamos.

Indústria 1.0 : são as indústrias com muita produção artesanal. Máquinas ajudam essa produção mas em geral não temos uma linha de produção bem definida

Indústria 2.0 : já possuem uma linha de produção bem definida. Quando nos referimos à linha, queremos dizer um processo produtivo bem definido (ainda que adote um modelo de células).  Os equipamentos costumam ser elétricos porem com um baixo nível de automação.

Indústria 3.0 : aqui estamos falando de automação. Conceitos como just-in-time, WCM, grande parte das informações digitais e MES, entre outros.

Quando falamos em indústria 4.0 “completa”,  podemos saber como está a produção, comparar linhas, verificar gráficos de qualidade, OEE, quebras de equipamentos conectados e assim por diante.

Talvez nesse momento você esteja achando a indústria 3.0 super legal e esteja se perguntando:

“Se eu já posso ter tudo que eu quero com a indústria 3.0, porque eu devo investir em industria 4.0?”

A resposta é muito simples:

“Porque a industria 4.0 consegue te dar informações que você nem sabia que queria ainda.”

Ao investir em indústria 4.0 você vai começar a ter uma indústria autônoma. É possível:

  • reconhecer padrões de compra de clientes para  aprimorar as vendas;
  • identificar greves e ajustar toda a cadeia produtiva de modo a minimizar as perdas;
  • prever ineficiências e realizar reparos preventivos.

Tudo isso e muito mais para reduzir os custos de produção.

Investir em indústria 4.0 é significativo?

Certamente que sim! Segundo dados da ABDI, a estimativa anual de redução de custos industriais no Brasil, a partir da migração da indústria para o conceito 4.0, será de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano. Esse e outros dados estão disponíveis em www.industria40.gov.br .

A lebre e  a tartaruga

Então devo hoje mesmo contratar um serviço de nuvem e esperar que amanhã a indústria 4.0 faça a sua mágica?

O conceito da indústria 4.0 subentende que a indústria 3.0 já está “completa”. Isso porque para que os algoritmos inteligentes, análises de Big Data e afins funcionem, é imprescindível que haja dados a serem analisados.

Em outras palavras: a qualidade dos resultados obtidos com a Indústria 4.0 está diretamente ligada com a qualidade dos dados coletados pelos sistemas automatizados da planta.

Então só devo investir em indústria 4.0 quando cada milímetro da produção estiver automatizado e conectado na rede?

Sem dúvidas não! Informação demais não ajuda e pode até atrapalhar. É possível aumentar a capacidade de processamento computacional para compensar o excesso de informações.

Porém, processamento desnecessário, em cima de dados desnecessários, levam a resultados desnecessários e gastos desnecessários.

É bom que investimentos em melhoria da produção tenham em mente “investir em Indústria 4.0”, mesmo que no futuro. O mais seguro é seguir o exemplo da tartaruga e subir um degrau de cada vez em uma linha de produção. Não atropelando o amadurecimento do processo produtivo.

Posso pular degraus?

Todo o assunto abordado aqui serve apenas como um guia e não como um conjunto de leis. Ao contrário do desenho, em que a lebre perde a corrida por achar que está indo tão bem que pode parar para descansar, você pode ser uma lebre incansável em busca de vitória.

Certamente existem cenários em que uma automação parcial, específica em equipamentos chave, já atende as necessidades de informações e possibilitam a adoção de alguns conceitos da Indústria 4.0.

É possível investir em Indústria 4.0 mesmo com indústrias pouco automatizadas, porém é importante que se tenha consciência das limitações, gastos e benefícios que esse pulo de degrau irão trazer.

Você também pode gostar de ler:

Engenheiro de Controle e Automação pela UFSC. Trabalha na HarboR desde 2013 atuando no desenvolvimento, implementação e suporte técnico em sistemas MES voltados para diferentes áreas da indústria.

2 comments on “Já estou pronto para investir em indústria 4.0?

  1. Centrella , on Jun 4, 2018 at 01:22 Responder

    Brunno Machado, thank you ever so for you post.Much thanks again.

    1. Brunno Machado , on Jun 4, 2018 at 11:18 Responder

      Thank you for your comment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cancelar