HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

InfinityQS – Guararapes

InfinityQS – Guararapeslogo_guararapes

Produz, de forma sustentável, painéis em MDF com garantia de qualidade. A busca pela melhoria da produtividade e da qualidade de seus produtos impulsiona a constante modernização do parque industrial com investimentos em tecnologia e qualificação de todos os colaboradores. Sua capacidade de produção é de 550.000 m³ de MDF por ano e possui 1.800 colaboradores. A Guararapes exporta seus produtos, certificados com o selo FSC® (Forest Stewardship Council®), em mais de 50 países com garantia de qualidade para atender aos mais exigentes mercados.

Desafio

A Guararapes Caçador buscava por uma solução eficiente para gerenciar ensaios de laboratório, processos e produtos e assim assegurar os padrões de qualidade. O grande desafio seria monitorar em tempo real os parâmetros de produção juntamente com os resultados das análises de laboratório, com o objetivo de facilitar a identificação de causas de não conformidades. As planilhas em Excel deveriam ser substituídas por uma ferramenta que diminuísse os erros de digitação e que permitisse uma consulta dinâmica em tempo real dos dados sem a necessidade de imprimir relatórios e gráficos que eram analisados de forma estática.

Solução

A Guararapes contou com a consultoria da HarboR Informática Industrial para implantar o InfinityQS, solução para manufatura inteligente, controle de qualidade e Controle Estatístico de Processos. A HarboR fez a implantação do software na fábrica de Caçador de forma completa. Coletas de dados automáticas foram interligadas com o InfinityQS via rede industrial. Com a automatização dos dados foi possível relacionar em tempo real os dados de produção com as análises realizadas nos laboratórios e chão de fábrica, como também gerar e-mails de alerta de não conformidades. Gráficos e Relatórios foram configurados para análises dos resultados dos processos produtivos e tomadas de decisões.
Desde a implantação do InfinityQS, a HarboR presta serviços de suporte, manutenção e treinamentos do Software e acompanhamento do uso da ferramenta para impulsionar o melhoramento contínuo dos processos na Guararapes Caçador.
Para mais detalhes sobre a implementação veja a seção Detalhamento à frente neste documento. Lá você irá encontrar mais sobre os produtos InfinityQS ProFicient SPC, DMS e RAMS utilizados nesta solução.

“Com acesso a todas as variáveis dos PLCs Siemens, conseguimos identificar e fazer o reconhecimento através do InfinityQS. Temos ainda complementar a isso o RAMS que gera e-mails automaticamente para os responsáveis. Um exemplo interessante é que colocamos medidores de temperatura na entrada das prensas de revestimento. A temperatura máxima indicada para revestir os painéis é de 45ºC. Sempre que essa temperatura é ultrapassada, alarmes são gerados e o pessoal do chão de fábrica troca as matérias primas por outras de maior climatização. Assim eles previnem riscos de estrias no produto final, reduzindo a chance de material com problema chegar em cliente”

-Gerson Aldo de Souza, Gerente Técnico

Resultados

Coletas diretamente de PLCs com geração automática de alarmes possibilitam a correção em tempo real do processo, prevenindo defeitos no produto final. Através da integração das coletas automáticas do processo com os registros de laboratório é rápida a análise de causas de defeitos e tomadas de ações. A facilidade de visualizar os dados de produção e qualidade nos diferentes tipos de relatórios e gráficos do InfinityQS facilitam a geração e atualização de relatórios gerenciais em reuniões e para a tomada de decisões.

  • Informação disponível em tempo real, para todos os níveis de usuários
  • Facilidade de criação de relatórios gerenciais
  • Recebimento de e-mail no momento que ocorrem não conformidades
  • Coletas automáticas disponíveis para consultas
  • Redução e prevenção de defeitos
  • Diminuição no tempo de registros e erros de digitação

Detalhamento

A automatização das coletas dos PLCS foi realizada através do serviço DMS da InfinityQS que integrou com o OPCServer WinCC da Siemens. Também foi configurado o RAMS, ferramenta de monitoramento de alarmes automáticos da InfinityQS, para gerar e-mails de violações de limites de especificação.
Para a gestão do chão de fábrica foi configurado o aplicativo da InfinityQS ProFicient SPC com Gráficos de Controle, Box Plots, Gráficos de Pareto e Relatórios com os dados do processo produtivo para análises dos resultados e tomadas de ações.

Gráfico de Controle por Variável

Gráfico de Controle por Variável: permite identificar variações de média e amplitude e reconhecer tendências dos dados.

Gráfico de Controle por Atributos: permite identificar a desclassificação gerada pelo lixamento imediato e reconhecer as causas dos defeitos para aplicar ações.

Guararapes - Gráfico de Controle por Atributos
Guararapes - Pareto

Pareto: defeitos são facilmente visualizados e claros para expor em reuniões e auxiliar em tomadas de decisões. Com este gráfico é possível direcionar o produto de acordo com o defeito.

Box Plot: permite comparar a distribuição de dados, por exemplo, a dispersão mensal da Tração do Núcleo ao longo dos meses em torno dos limites de especificações.

Guararapes - Box Plot

A solução InfinityQS também foi utilizada na inspeção do produto final. Nesta etapa, amostras do produto acabado são coletadas do estoque e passam por uma inspeção de acordo com o padrão. Estes dados refletem o produto que chegará ao cliente, garantindo aos gestores a qualidade do produto final.

entre em

Contato


  • Tire suas dúvidas
  • Solicite um demo
  • Suporte On-Line
  • Junte-se a nós
  • Agende Demonstração

Seu Nome (obrigatório)

Seu Email (obrigatório)

Empresa



Assunto

Mensagem (obrigatório)

Cancelar