HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

A Lei da Entropia do InfinityQS

Blog

A Lei da Entropia do InfinityQS

A desordem no Universo sempre aumenta. Existe até uma grandeza termodinâmica definida para medir a desordem – a Entropia –  e há uma lei natural que garante que ela sempre aumenta. Um banco de dados do InfinityQS normalmente começa bem organizado. A implantação começa com um escopo definido, produtos cadastrados com cuidado, processos bem escolhidos e identificados, e testes genéricos, que podem ser associados a diversos produtos diferentes. Mas a entropia…

O sistema entra em produção, e ao longo do tempo de uso novos produtos passam a ser fabricados e precisam ser cadastrados; fatalmente algum cadastro é feito com erro, outros são criados em duplicidade (com pequenas diferenças no nome); testes novos também são criados, muitas vezes testes mais específicos do que o recomendado (como “Diâmetro 5.75”, ou “Peso peça amarela”), poluindo o banco e dificultando as seleções de dados, deixando produtos sem especificação ou impedindo análises históricas coerentes de resultados.

Para evitar o problema, é importante que exista uma governança do InfinityQS para que esses cadastros incorretos sejam detectados e corrigidos antes que suas consequências sejam muito grandes. Prevenir é melhor e mais fácil do que remediar, e nossos clientes com suporte ativo podem entrar em contato conosco para receberem mais orientações sobre o assunto. Ou para pedir ajuda caso precisem fazer uma limpeza no banco para reduzir a Entropia (do banco, pois a do Universo vai continuar aumentando – é lei).

Cuidem-se e fiquem bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *