HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Dashboard na Indústria

Blog

Dashboard na Indústria

Com a automatização da coleta de dados as indústrias conseguem cada vez mais obter dados de produção. O grande desafio neste caso é o que fazer com estes dados, como obter informação e conhecimento a partir deles. Já vimos como não desperdiçar dados de qualidade no chão de fábrica. Agora, vamos ver como a utilização de dashboard na indústria permite alcançar melhores resultados de produção. Com a gestão à vista e o processamento correto dos dados você obterá a informação que precisa rapidamente.

 

Dashboard na Indústria

Dashboard na indústria é utilizado para visualização, interpretação e acompanhamento de dados nas linhas de produção. Estes painéis centralizam a informação para facilitar a interpretação dos dados, focando no que é mais importante, e permitindo tomadas de ações rápidas e eficazes.

Dashboards trabalham com diferentes gráficos e indicadores disponíveis em um único painel que deve estar disponível para todos que trabalham em prol da melhoria do processo. Estes dados são alimentados automaticamente, permitindo:

  • Visualização de dados sintetizados e combinados.
  • Análise de dados que permitem a identificação de causa raiz de um problema.
  • Comunicação entre diferentes áreas que permitem identificar ações requeridas.

Através de dashboards você consegue facilmente interagir com o seu sistema, acompanhar informações em tempo real, monitorar eventos de processo e visualizar informações de diferentes maneiras.

 

Gestão à Vista

A utilização de dashboards dentro da sua empresa possibilita uma transparência de informação que é chamada de Gestão à Vista. Este processo de gestão à vista permite a integração entre equipes de trabalho que possuem um objetivo comum e facilita a comunicação entre as diferentes etapas do processo.

Quando indicadores e informações relevantes estão disponíveis para visualização em uma única tela, é possível uma integração rápida entre gestores e as equipes de trabalho que leva a melhoria de processos. Esta gestão à vista é mais eficiente na identificação de problemas e atuação em ações corretivas e melhorias. Como cada empresa possui diferentes necessidades, vamos falar na sequência de alguns dashboards utilizados nas indústrias que ajudam na gestão e melhoria de processos.

 

Dashboard para Controle Estatístico de Processo

Dashboards de gráficos de controle permitirão que você acompanhe em uma única tela os processos críticos da sua empresa. Portanto, facilita a identificação de pontos fora de controle e permite a rápida ação para manter seu processo estável. Outro benefício é a comparação entre os diferentes processos para identificar melhorias e tornar os processos mais eficientes. Por exemplo, através dos índices de capacidade (Cp e Cpk) é possível extrair informações ricas dos seus processos e compará-los entre si.

Dashboard gráfico de controle

Control Chart Dashboard

Através do InfinityQS, software para manufatura inteligente, você tem acesso ao Control Chart Dashboard, que disponibiliza uma interface de visualização de dados em tempo real para monitoramento de processo. Quando qualquer variável crítica do processo monitorado entra em um estado de alarme, o plano de fundo do gráfico de controle muda de cor, tornando mais rápido e fácil para os usuários saberem onde concentrar sua atenção.

 

Dashboard para Gestão de Qualidade

Monitore o desempenho de qualidade de seus principais processos usando dashboards com informações sobre os testes de qualidade. Quais defeitos são mais recorrentes? Qual ação é mais eficaz? Qual produto apresenta menor variabilidade? Qual característica é mais difícil de controlar? Monitore todos os pontos críticos de qualidade da sua produção em apenas uma tela.

dashboard de qualidade

Dashboard InfinityQS

Com gráficos e relatórios configuráveis de maneira amigável, o software InfinityQS permite a criação e atualização de dashboards com os dados coletados diretamente do chão de fábrica.

 

Dashboard para Controle de Produção

Como está a sua produção agora? Com dashboard na indústria é possível visualizar a todo instante indicadores de gestão, como por exemplo o OEE . Portanto, você saberá como está a saúde da sua empresa em tempo real.

dashboard produção

Painel LiveMes

O LiveMes, sistema de execução da manufatura (MES), permite o gerenciamento de produção em tempo real. Através de dashboards você acessa dados de quantidade produzida, paradas de linha e qualidade de produção em uma única tela. Saber estas informações no momento em que elas estão acontecendo possibilita a tomada de decisão rápida e eficaz para reverter problemas e atingir metas de produção.

dashboard produção

Painel Produção LiveMes

Este sistema permite a gestão à vista da sua empresa disponibilizando a informação necessária para o acompanhamento da produção no chão de fábrica. Portanto,  será possível mapear as ineficiências do processo produtivo e otimizar as etapas de produção.

dashboard na indústria

Relatório Diário LiveMes

Em apenas uma tela, você terá em suas mãos o relatório diário da sua produção para não perder mais nenhum dia. Ganhe o dia atingindo as metas de produção! Identifique perdas de produção por falta de disponibilidade, qualidade ou desempenho em tempo de corrigir o problema. Desta maneira os esforços e cobranças podem ser facilmente direcionados para o que traz resultado.

 

Implemente a Gestão à Vista na sua Empresa

Com dashboard na indústria você não perderá mais tempo buscando por informações, mas sim  usará esta informação para identificar melhorias. Se você quer implementar a Gestão à Vista na sua empresa, fale conosco. A HarboR é uma empresa que está a mais de 20 anos no mercado trabalhando com sistemas industriais. Disponibilizamos soluções que permitem a customização de dashboards ajustáveis as necessidades da sua empresa. Se você já trabalha com dashboards e gestão à vista, comente conosco quais tipos de informações são indispensáveis para a melhoria contínua da sua empresa.

 

3 comments on “Dashboard na Indústria

  1. GIVERTON , on Nov 9, 2020 at 10:33 Responder

    Bom dia. Qual o custo do investimento ?

  2. Jair Roberto , on Jul 22, 2020 at 11:36 Responder

    Bom dia.
    Queria saber se é possível implementar parte deste sistema já que possuo um um sistema de aquisição de dados próprio.
    Preciso apenas que me forneça Dashboard para Controle de Produção (Total de Produção,Tempo de Setup,-Meta do dia e Quant de refugo em Kg)
    Obrigado

    1. Juliany Palavicini , on Aug 23, 2021 at 10:30 Responder

      Olá Jair, obrigada pelo seu contato.
      Em breve retornaremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *