HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Que valores meta de Cp e Cpk eu devo usar?

Blog

Que valores meta de Cp e Cpk eu devo usar?

Já aprendemos no post Capacidade e Performance: entenda os índices Cp, Cpk, Pp e Ppk como são calculados os valores de Cp e Cpk e qual o significado desses índices em relação ao cumprimento do processo com as especificações do produto e em relação a estabilidade do próprio processo.

A dúvida que surge na cabeça da maioria das pessoas que estão se familiarizando com esses conceitos é: quais devem ser os meus valores meta para o índices Cp e Cpk?

Para essa pergunta temos a resposta clássica de engenheiro: depende!

  • Depende da estabilidade do seu processo
  • Depende se a característica é crítica para o produto final
  • Depende também da quantidade de etapas que o seu produto passará após essa etapa

Enfim, depende de uma série de fatores que serão discutidos melhor ao longo desse post. Vamos lá?

 

O que indicam os índices Cp e Cpk mesmo?

O Cp relaciona o “tamanho” da variação apresentada pelo processo com o “tamanho” da variação permitida pela especificação. Já o Cpk avalia essa relação de forma unilateral, avaliando o “pedaço” da curva de variação onde a média está mais próxima de um dos limites:

Cp e Cpk

Quais são os valores meta para esses índices?

Muitas empresas adotam os valores meta de Cp=1,67 e Cpk=1,33, de acordo com uma recomendação proposta por Juran e Fryna em 1980.

Esse é o valor usado pela grande maioria das indústrias, inclusive as do setor automotivo. Em indústrias de base, normalmente os laudos de qualidade do produto exigem que o Cpk seja maior ou igual a 1,33.

Ao trabalhar com esses valores existe uma certa folga para que mesmo quando houverem causas especiais no processo, o Cp e Cpk ainda possam ser maiores do que 1 garantindo que não sejam produzidos produtos fora de especificação.

Algumas empresas optam por trabalhar com valores  em torno de 1, normalmente em processos de baixa criticidade ou produtos de menor valor agregado, mas esses casos são menos comuns.

Se em qualquer momento parecer plausível pra você ter valores de Cp e Cpk menores do que 1 porque “não tem problema se sair um pouquinho fora da especificação”, sinal de alerta! Limites de especificação são determinados pela engenharia de produto e representam as tolerâncias máximas de variação que o seu produto pode ter, assim:

  • Se um diâmetro de furo estiver fora de especificação, provavelmente algum encaixe posterior não irá funcionar.
  • Se uma temperatura de pasteurização ficar abaixo de especificação esse produto estará com sua segurança alimentar comprometida.

Por isso, se no seu processo um Cp ou Cpk abaixo de 1 pode parecer aceitável, provavelmente você precisa antes de tudo avaliar se os seus limites de especificação são coerentes com o que você produz e vende para o seu cliente.

 

O que isso tem a ver com processo 6 sigma?

Já vimos no post Você sabe o que é um processos seis sigma? a relação entre os índices de capacidade e o “número de sigmas” do processo.

Um processo seis sigma é aquele que admite uma variação de até 6 desvios padrão em relação à média antes de alcançar os limites de especificação definidos pelo cliente, ou seja é um processo cujo Cpk=2.

Se trabalharmos com o Cpk=1,33 como sugerimos anteriormente, podemos dizer que o nosso processo é 4 sigma. Se sua empresa trabalhar nos limites do Cpk=1, o processo será de 3 sigma.

 

Quando eu devo avaliar Cp e Cpk?

Muitas indústrias avaliam os índices de capacidade na fase de PAPP – Processo de Aprovação de Peça de Produção. Nesse processo,  o manual do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva – sugere que apenas processos com Cp > 1,67 e Cpk >1,33 sejam considerados como processos que atendem os critérios de aceitação.

O erro que muitas empresas cometem é de avaliar esses índices apenas nessa fase. E aí fica a pergunta: você pode afirmar que o seu processo produtivo tem Cp=1,66 porque esse foi o índice encontrado na fase de PAPP? Claro que não!

Esses índices – assim como os Gráficos de Controle – devem ser monitorados e avaliados continuamente. Em experimentos de curta duração de PAPP, normalmente existem uma série de condições especiais para o processo:

  • as máquinas são novas e não apresentam problemas de manutenção;
  • a matéria-prima foi especialmente preparada para os testes.

São condições bem diferentes das condições rotineiras de produção. Assim, o Cp e Cpk obtidos na fase de PAPP não podem ser considerados como o Cp e Cpk do processo rotineiro.

Por último e não menos importante, os índices Cp e Cpk nos dão informações valiosas sobre o processo e são excelentes parâmetros para monitorar a qualidade. Mas não podemos olhar apenas para eles! Lembre-se sempre que eles devem ser avaliados em conjunto com os Gráficos de Controle.

 

E na sua indústria: os valores de Cp e Cpk obtidos no processo são comparados com algum valor meta? Que valores são utilizados? Se você se interessou pelo conteúdo, conheça mais sobre o Treinamento de CEP que podemos ministrar na sua empresa! 

 

14 comments on “Que valores meta de Cp e Cpk eu devo usar?

  1. socorro , on Jul 7, 2022 at 20:41 Responder

    Hola Paulo
    Me gustaria saber, si estoy obteniendo un CP de 5.76 y un cpk de .000018, es correcto? como veo que se usa un numero 1.67, algo que observe en las mediciones es que no tienen mucha variacion, de las 30 muestras todas quedan en 6 frecuencias dentro de los limites de tolerancia, es decir de la especificacion del cliente

    1. Alice Girardi , on Jul 8, 2022 at 17:02 Responder

      Hola Socorro, gracias por enviarnos su pregunta.

      Primero, para poder confiar en los valores de Cp y Cpk encontrados, es importante tener en cuenta que son índices que consideran la media y la desviación estándar del proceso. Esto implica que es necesario tener medias y desviaciones estándar consistentes y estables, ¿de acuerdo?

      Otro punto es que para que una evaluación estadística de los datos recogidos sea válida, estos datos deben agruparse según sus características técnicas del producto (material, formato, etc.) y del proceso (equipo, funcionamiento, etc.).

      Ahora si, pensando que los valores de los índices que mencionas son confiables, el valor de Cp muestra que su proceso es capaz y que los límites de control están dentro de los límites de especificación y con un espacio libre. Ahora, el hecho de que el Cpk sea tan bajo muestra que, aunque su proceso sea capaz, está muy descentralizado, probablemente la media del proceso esté muy cerca del límite de especificación superior o inferior. Por lo tanto, su proceso necesita ser centralizado.

  2. Julian Marcial , on May 3, 2022 at 13:38 Responder

    Buen día, tengo una duda. Si mi proceso no esta controlado ya que la característica de las piezas influyen mucho en la estabilidad de la medición (piezas con la cara de apoyo suave y la cara vista de acero), y por eso se miden el 100% de nuestras piezas. ?Es necesario tener un Cp y Cpk bueno (1.33) y llevar cartas de control?

    1. Alice Girardi , on May 25, 2022 at 13:08 Responder

      Si la inestabilidad de las mediciones és debido a la diferencia de los materiales de los productos, los datos devem ser fragmentados en grupos con las mismas características. O sea, para ser válida una evaluación estadística de los datos recogidos, esos datos deven ser agrupados conforme sus características técnicas de producto (material, formato, etc) y de proceso (equipo, operación, etc).
      Para que tú puedas hacer una evaluación estadística de su proceso y trabajar con previsibilidad de calidad en su producción, la recomendación és llenar cartas de control y mantener el Cp y Cpk más próximo posible de 1.33, desde que hecho correctamente el agrupamiento de los datos.

  3. Altagracia , on Dec 13, 2021 at 16:05 Responder

    Es decir que me de 1.67 cpk.

  4. Altagracia , on Dec 13, 2021 at 16:02 Responder

    Hola, Paulo.
    Excelente block.

    Una pregunta y me corriges si estoy errada…
    Para tener un proceso controlado en la parte del cpk cuantos ppm debo de tener?

    1. Juliany Palavicini , on Dec 21, 2021 at 16:17 Responder

      Hola Altagracia,
      Como se menciona en la publicación: ¿Sabes lo que es un Proceso 6 Sigma?, podemos decir que un proceso bajo control con Cpk de 1,67 puede generar 0,6 piezas defectuosas por cada millón de piezas producidas, lo que corresponde a un proceso 5σ.
      Puede obtener más información en el artículo citado y revisar los conceptos de Cpk y de los índices Cp, Pp y ppk en la publicación: Capacidad y rendimiento: entienda los índices Cp, Cpk, Pp y Ppk.
      Abajo siguen los enlances.
      El equipo HarboR esta a disposición, esperamos ayudarle.
      Gracias por su comentario.
      https://www.harbor.com.br/es/harbor-blog/2017/08/17/o-que-e-um-processo-6-sigma/
      https://www.harbor.com.br/es/harbor-blog/2017/07/06/capacidade-performance-significado/

  5. gabriela , on Jan 16, 2021 at 15:33 Responder

    Hola, tienes la referencia de en dónde especifican que un Cpk de 1 corresponde a un proceso 3 sigma.

    Muchas gracias

    1. Juliany Palavicini , on Feb 19, 2021 at 16:10 Responder

      Hola Gabriela!

      Ofrecemos diferentes e-books en nuestro sitio web que abordan temas como índice de Capacidad y Control Estadístico de Procesos (CEP). Estos materiales tienen la referencia que busca. Acceda a:

      https://www.harbor.com.br/es/materiais-educativos/

      También disponemos un post en el blog sobre el tema que tal vez pueda ayudarle:

      https://www.harbor.com.br/es/harbor-blog/2017/08/17/o-que-e-um-processo-6-sigma/

  6. Bruna Luise Müller , on Jun 7, 2018 at 08:46 Responder

    Olá Hebert,

    Desconheço alguma referência bibliográfica específica para produtos a granel. Mas você pode trabalhar com esses valores sim.

    Obrigada pelo comentário e continue a seguir nossos artigos!

  7. Herbert , on Jun 6, 2018 at 14:57 Responder

    Bruna, no caso de produto a granel, podemos considerar como meta também Cp >= 1,67 e Cpk >= 1,33? Tem alguma referência bibliográfica para este tipo de produto?

  8. Bruna Luise Müller , on Mar 12, 2018 at 08:39 Responder

    Olá Luiz Roberto, tudo bem?

    Obrigada pelo seu comentário.

    Temos um e-book super completo sobre índices de capacidade. Você pode baixá-lo nesse endereço:

    http://materiais.harbor.com.br/ebook-indices

    Também temos outros posts aqui no blog sobre o assunto que podem ajudá-lo.

    Esse aqui é baseado no estudo de caso de um cliente nosso:
    https://www.harbor.com.br/harbor-blog/2017/11/01/qualidade-no-chao-de-fabrica/

    Esses daqui também são sobre Cp e Cpk:

    https://www.harbor.com.br/harbor-blog/2018/02/08/nao-acreditar-valores-cp-e-cpk/

    https://www.harbor.com.br/harbor-blog/2017/07/06/capacidade-performance-significado/

  9. Luiz Roberto Spiller , on Mar 11, 2018 at 13:51 Responder

    Olá Maria Julia / Bruna, poderia, por favor me enviarem mais estudo de casos, se possível da aplicação de Cp, Cpk, Pp, Ppk ?

    grato / Roberto

  10. LEONARDO LUIZ SPINELLI , on Dec 26, 2017 at 19:13 Responder

    Um ponto importante a se salientar sobre Cp e Cpk é que o Cp caracteriza o potencial teórico de capacidade do processo simulando a centralização perfeita da curva de Gaus. Já o Cpk avalia o processo real, levando em conta a descentralização da curva de Gauss. Na fase de protótipo DV, utilizamos o Pp e Ppk para avaliação do desempenho de processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *