HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Após convite, HarboR participa de evento sobre Indústria 4.0

Blog

Após convite, HarboR participa de evento sobre Indústria 4.0

Evento sobre Indústria 4.0 da Abit

Nos dias 04 e 05 de abril aconteceu em Blumenau-SC o Circuito Abit/Texbrasil. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), tema do evento foi A Indústria 4.0 no Contexto do Setor Têxtil e de Confecção, e contou com a participação de mais de 500 pessoas ligadas à indústria.

Auditório lotado

Auditório lotado no Teatro Carlos Gomes no segundo dia do evento

Participei como convidado do painel As Novas Competências Profissionais para a Indústria 4.0. Mediado por Jefferson Gomes, do Diretor do SENAI de Santa Catarina, o tema foi abordado sob as óticas da Indústria e da Educação, e os desafios de formar profissionais com competências técnicas e pessoais requeridos para a nova realidade do ambiente de manufatura avançada foram discutidos. Fizeram parte do painel também Gabriel Almeida, Associate Manager da Talenses Executive Search; Felipe Morgado, Gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI Nacional; além de Jefferson Gomes (mediador).

Participantes

Os participantes do painel: Gabriel Almeida (Talenses), Jefferson Gomes (SENAI SC), Paulo Narciso Filho (HarboR) e Felipe Morgado (SENAI Nacional)

Apresentei minha opinião de que os profissionais para a Indústria 4.0 precisam de conhecimento técnico do processo de fabricação, conhecimento de ferramentas de análise de dados, criatividade para vislumbrar abordagens diferentes para os problemas existentes, e capacidade de trabalhar em grupo e convencer pessoas a adotar coisas novas. O desafio é considerável mas é o que a realidade exige.

Gabriel confirmou que essas características são das mais importantes no momento do recrutamento de profissionais, e Felipe mostrou como o SENAI está trabalhando para capacitar as pessoas, tanto as que estão entrando no mercado agora como as que já estão trabalhando mas estão desatualizadas. Jefferson encerrou ponderando que as necessidades mudam muito rapidamente dada a velocidade da evolução que a manufatura está passando, e portanto a flexibilidade e capacidade de continuar aprendendo são importantes. Mas concluiu que trabalhar com paixão pelo que faz é fundamental.

No evento, que contou com abertura e fechamento pelo Presidente da Abit, Fernando Valente Pimentel, foram apresentados alguns cases de empresas que já adotaram práticas de Manufatura Avançada na indústria têxtil com resultados muito positivos em ganhos de qualidade e produtividade. Foi também feito o convite para as empresas presentes associarem-se à ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, entidade que pretende impulsionar rapidamente a adoção da Indústria 4.0 no Brasil e que foi apresentada no evento por seu vice-presidente, André Zanatta.

Tivemos mais atividades relacionadas à Indústria 4.0 na semana passada, em breve relato por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *