HarboR Informática Industrial Ltda.
info@harbor.com.br
+55 (48) 3333-2249

Os Quatro Fundamentos dos Gráficos de Controle – Fundamento Dois

Blog

Os Quatro Fundamentos dos Gráficos de Controle – Fundamento Dois

Dispersão média e desvio padrão significam a mesma coisa? O segundo Fundamento de Shewhart para os Gráficos de Controle aborda justamente esse dilema.

Fundamento Dois: Ao calcular os  limites de controle (±3 sigma), você deve SEMPRE utilizar uma estatística de dispersão média

Quando se fala em dispersão média, muitas vezes associamos ao desvio padrão, certo? Ops… mas está errado! Dispersão média e desvio padrão são estatísticas diferentes!!  Neste segundo fundamento, Shewhart enfatiza que os limites de controle (±3 sigma) devem ser calculados com base em uma estatística de dispersão média¹, que são estatísticas de dispersão dentro do subgrupo (gráfico Xbarra, n>1) ou entre os valores sucessivos (gráfico IX, n=1).

Gráficos de Controle

Ao utilizar uma dessas estatísticas, uma estabilidade considerável é introduzida nos cálculos dos limites. Utilizar a dispersão média dentro do subgrupo irá fornecer medidas de dispersão que são muito menos sensíveis a determinadas variações quando comparada a outras abordagens, o que diminui a probabilidade de falsos alarmes.

Ao usar uma estatística de dispersão média, aumenta-se a “robustez” do gráfico de controle. Portanto, os limites não devem ser calculados com base no desvio padrão dos indivíduos pois é mais efetivo utilizar a média das dispersões.

(1)Understanding Statistical Process Control – Donald J. Wheeler and David S. Chambers – 2010

 

Veja os outros fundamentos:

Fundamento Um – Utilizar limites três sigma

Fundamento Três – Definir amostragem e subgrupo racional

Fundamento Quatro – Utilizar o conhecimento adquirido

 

One comment on “Os Quatro Fundamentos dos Gráficos de Controle – Fundamento Dois

  1. Glaydson italo , on Jan 3, 2023 at 15:25 Responder

    A fundação e bem complexa,para colocar em prática no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *